Regulamento 2022

REGULAMENTO – LEIA O EDITAL COMPLETO E COM ATENÇÃO:

1ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE CUBATÃO

A 1ª Mostra de Cinema Infantil de Cubatão acontecerá de 22 a 25 de março de 2022, no Cine Roxy do Parque Anilinas e online.

Objetivos: 

O objetivo é unir o incentivo à produção de filmes infantis e de animação no país, incentivar o uso do cinema como ferramenta educativa, e propiciar o acesso à cultura, ao cinema, e o apreço das crianças pela sétima arte, em especial, numa cidade que ficou anos sem ter uma sala de cinema até 2012 e que ainda não possui um público formado para este tipo de arte e entretenimento. Os filmes selecionados também serão disponibilizados no canal do youtube da Mostra, no período do evento, para acesso livre em todo o Brasil. 

INSCRIÇÕES

As inscrições serão de acordo com as regras a seguir:

– Todas as inscrições são gratuitas.

– Serão aceitos filmes em animação, de até 20 minutos de duração, de temática INFANTIL, e classificação indicativa LIVRE, de qualquer parte do Brasil.

SOBRE OS FILMES

Curta-metragem

– Serão aceitos curtas-metragens com duração inferior ou igual a 20 minutos (incluindo os créditos) finalizados a partir de 1 de janeiro de 2019 até o prazo do último dia de inscrições, 6 de março de 2022.

– Os curtas-metragens deverão ter link com filme completo do Youtube, como não listado, ou do Vimeo, com login e senha. Não serão aceitas inscrições de curtas-metragens por outro meio após 6 de março de 2022.

– O arquivo digital ou por link deve estar em full HD (H264 – 1920 x 1080).

TODAS AS SESSÕES SERÃO REALIZADAS GRATUITAMENTE PRESENCIALMENTE E ON-LINE na plataforma da mostra. 

Para se inscrever você deve:

– Preencher o formulário online, que está disponível aqui.

*Lembre-se que as informações da ficha de inscrição serão usadas para o catálogo e demais instrumentos de difusão do filme.

– Preencher e assinar a autorização (assinatura digital também vale), disponível aqui. Somente a via preenchida e assinada deve ser anexada em formato PDF no formulário de inscrição da Mostra de Cinema Infantil de Cubatão, no campo “Upload autorização assinada em pdf”.

– Enviar link para que o filme possa ser visionado.

– Ao inscrever seu filme, você concorda que o mesmo seja selecionado para qualquer sessão do evento, à critério da equipe de seleção. Os filmes também poderão ser exibidos em mais de um espaço dentro da programação do festival, de acordo com a organização.

– Concorda também que, ao se inscrever na Mostra, o filme passará a integrar o acervo permanente da Mostra de Cinema Infantil de Cubatão, podendo ser divulgado, exibido ou re-exibido, sem fins comerciais, em itinerâncias da mostra, eventos avulsos organizados pelos CineZen Cultural ou em mostras retrospectivas em edições futuras do evento.

– Inscreva seu filme se realmente tiver interesse em exibi-lo no festival. Confirme com seus distribuidores, produtores e parceiros para que, caso o filme seja selecionado, depois não o retire do festival, pois isto prejudica a produção e realização do evento.

CRITÉRIO DE EXCLUSÃO

– Inscrições realizadas após 6 de março de 2022 não serão consideradas. 

– Caso não seja possível enviar uma cópia em condições previamente estipuladas (1920 x 1080), o filme poderá ser retirado da mostra pelos organizadores.

– Não serão aceitas ou validadas inscrições de obras ainda não concluídas, bem como não serão considerados vídeos publicitários, institucionais e videoclipes ou filmes que não tenham caráter infantil e classificação indicativa livre.

SELECIONADOS

– O resultado será anunciado em 12 de março de 2022 no link https://mostradecinemainfantildecubatao.blogspot.com/.

– Apenas os responsáveis pelos filmes selecionados serão contatados por e-mail.

– O Festival não cobrirá despesas ou taxas relativas ao envio de quaisquer materiais para a seleção. As mesmas são de inteira responsabilidade da pessoa que submete o filme, a remetente. Também não há remuneração para os filmes selecionados ou premiados.

– O Festival aceitará a inscrição de obras que ainda não possuam o Certificado de Produto Brasileiro – CPB; mas indicamos que o mesmo seja feito.

– A emissão do CPB pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) é gratuita e pode ser solicitada por pessoa física ou jurídica cadastrada na Ancine. Mais informações no site: www.ancine.gov.br.

DA PARTICIPAÇÃO DOS REALIZADORES

– Os realizadores que tenham filmes selecionados serão convidados a participarem de bate-papos, online, para falar sobre seus filmes, em tempo de exibição igual para todes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

– O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o realizador da obra é a detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição na Mostra de Cinema Infantil de Cubatão, e que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim o responsável, pela inscrição em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

– A participação na mostra implica no reconhecimento sem reservas deste regulamento e a mostra é soberana para decidir sobre tópicos não abordados aqui.

– Para além do processo de seleção de obras, a mostra reserva-se o direito de convidar filmes para exibição.

A 1ª Mostra de Cinema Infantil de Cubatão é realizada através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoios de Cine Roxy, Bluemed Santos e Prefeitura Municipal de Cubatão (via Secretaria de Educação). O evento é produzido pelo CineZen Cultural.

Comentários

  1. Alô pessoal, estou com problemas na ficha de inscrição.
    Fiz o upload de três cenas de meu curta mas quando vou fazer o upload do cartaz me dá um aviso de que "ESSE ARQUIVO NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA UPLOAD", sendo que todos os arquivos estão na mesma pasta.
    O que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Airton, tenta enviar o pôster em formato pdf, eu fiz e funcionou! Creio que cadastraram de forma equivocada a função do pôster.

      Excluir
  2. Participei do festival com o curta "MÃE TERRA II", com uma temática essencialmente ambiental e dirigida ao público infanto-juvenil.
    Fui notificado por e-mail que ele havia sido pré-selecionado.
    Lamentavelmente não entrou na classificação final.
    Uma pena!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Minha foto
Mostra de Cinema Infantil de Cubatão
A 1ª Mostra de Cinema Infantil de Cubatão será realizada durante quatro dias, de 22 a 25 de março de 2022, com abertura numa terça-feira. E seguirá de quarta a sexta-feira, com sessões de cinema no período de tarde, com filmes de animação que serão selecionados após período de inscrições para obras de todo o Brasil. A programação será gratuita e metade da sala de cinema será sempre reservada para alunos de escolas públicas municipais em situação de baixa renda. Haverá distribuição de pipoca e refrigerante gratuitamente para o público, com o intuito de criar o clima cinematográfico e o desenvolvimento pelo costume do cinema. O objetivo é unir o incentivo à produção de filmes infantis e de animação no país, incentivar o uso do cinema como ferramenta educativa, bem como propiciar o acesso à cultura, ao cinema, e o apreço das crianças pela sétima arte, em especial, numa cidade que ficou anos sem ter uma sala de cinema até 2012 e que ainda não possui um público formato para este tipo de arte e entretenimento.